sexta-feira, 2 de maio de 2008

Aula

A aula que preparei tem por objetivo apresentar e explanar sobre o sistema circulatório e imune para alunos do Ensino Médio.
Para tal, utilizei um vídeo sobre o sistema circulatório como abertura (http://www.weshow.com/br/p/5782/sistema_circulatorio_humano_ingl). O texto falado é em inglês, mas disponibilizei a tradução do mesmo, para o aluno que assistir possa acompanhar e entender. Este é o texto traduzido (Seu coração é uma bomba ("hidráulica");É um órgão muscular do tamanho de um punho,e está localizado ligeiramente à esquerda do centro do tórax;ele é dividido em lado direito e lado esquerdo;Uma divisão protege o sangue rico de O2 da mistura com sangue pobre em O2;Juntos o coração e os vasos sanguíneos compreendem o seu sistema cardiovascular, o qual faz circular sangue e oxigênio por todo o corpo;É fato que o coração bombeia 5/4 do sangue a cada minuto,e bate cerca de 100000 x por dia;Isto é cerca de 35 milhões de batimentos por ano!O sangue pobre em O2 (azul, venoso) retorna ao coraçãoapós circular através do corpo;O lado direito do coração é composto do átrio e ventrículodireito, que coletam e bombeiam o sangue para os pulmões através das veias pulmonares;Os pulmões renovam o sangue com um novo suprimento de O2,deixando-o vermelho;O sangue rico em O2 (vermelho, arterial), entra pelo lado esquerdo, que é composto do átrio e ventrículo esquerdo;O sangue é bombeado através da aorta para o corpo para suprir os tecidos com O2; Existem 4 válvulas dentro do seu coração que mantêm o sangue circulando no sentido correto: as válvulas tricúspide, mitral, pulmonar e aórtica;Elas funcionam como portões de um cercado, e só abrem em um sentido e quando pressionadas;Cada válvula abre e fecha uma vez a cada batida, ou por quase 1 minuto;Um coração batendo se contrai e relaxa. Contração é sístole, e relaxamento é diástole;Durante a sístole os ventrículos se contraem, forçando o sangue a entrar nos pulmões e depois para o corpo,quase igual a ketchup saindo do frasco;O ventrículo direito se contrai um pouco antes do ventrículo esquerdo;Então, seus ventrículos relaxam durante a diástole, e são preenchidos com sangue das câmaras superiores, os átrios esquerdo e direito;Assim, o ciclo se repete.O seu coração é irrigado por sangue também. Vasos sanguíneos chamados de artérias coronárias se estendem sobre a superfície do coração e se enraíza em capilares;Aqui é possível ver a rede de vasos sanguíneos que alimentam seu coração com sangue rico em O2;O seu coração também tem condução elétrica, a qual o mantém batendo. Os impulsos elétricos começam no alto do átrio direito e viajam por caminhos especiais até os ventrículos, entregando o sinal para bombear;O sistema de condução mantem o seu coração batendo num ritmo normal e coordenado, o qual por sua vez mantém o sangue circulando; A contínua troca entre sangue rico e pobre em O2 é o que mantém vc vivo!)

Após o vídeo, os alunos prossegue com os textos e imagens do site http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp, onde vão se aprofundar sobre detalhes do sistema cardiovascular, seguindo para a introdução ao sistema imune e linfático no mesmo site http://www.afh.bio.br/imune/imune1.asp .
Para variar a fonte de informação sobre o tema, os alunos vão consultar também os textos do wikipedia no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio e http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_imune .
Para absorver efetivamente o conteúdo os alunos podem estudar se apoiando nas chaves encontradas neste site da USP http://www.fsp.usp.br/cbcd/CIF/WebHelp/s_cap04.htm .
Sem modéstia eu adoraria ter uma aula assim com apoio da internet na minha época de ensino médio. Mas, naquela época pc era um luxo e internet era fantasia de ficção. Eu usaria este esquema que montei como aula. Eu mesmo fico “viajando” nessa aula. Abraço para todos,
Fabio

2 comentários:

Marina disse...

Oi Fábio,
Essa contribuição é pra ser do módulo aprender fazendo?

Marina disse...

Era pra ocê construir um recurso para usar na sua aula. Fazer um vídeo e postar no youtube, ou montar uma apresentação de slides e depositar no slideshare, ou criar um blog para o desenvolvimento de atividades, ou um wikispace para construção coletiva de textos... enfim, qualquer coisa que você resolvesse montar. Sua atividade está perfeita para o módulo anterior, o aprender explorando.
Um abraço,
Marina